INSTRUCTIONS FOR AUTHORS - CLICK HERE
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
O Brazilian Journal of Sports and Exercise Research (ISSN 2179-3468) tem como objetivo publicar artigos científicos originais e de revisão na área de Ciências do Esporte e Exercício.
SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Somente serão aceitos para análise ARTIGOS ORIGINAIS.
ARTIGOS DE REVISÃO serão encomendados a membros do Conselho Editorial.
O Brazilian Journal of Sports and Exercise Research adota as regras de preparação de manuscritos da Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (International Committee of Medical Journal Editors). Estas regras estão disponíveis na internet (http://www.icmje.org).
REVISÃO PELOS PARES
Todos os artigos submetidos serão avaliados por ao menos dois membros do Conselho Editorial da respectiva área do trabalho e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos Editores para decidir sobre a aceitação do mesmo. Os critérios de avaliação dos artigos incluem: originalidade, contribuição para corpo de conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade. Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.
DUPLA SUBMISSÃO
Serão considerados para publicação os artigos submetidos ao Brazilian Journal of Sports and Exercise Research com a condição de que não tenham sido publicados ou estejam em processo de avaliação para publicação em outro periódico, seja na sua versão integral ou em parte. Se houver no artigo submetido algum material em figuras ou tabelas já publicado em outro local, a submissão do artigo deverá ser acompanhada de cópia do material original e da permissão por escrito para reprodução do material.
CONFLITO DE INTERESSE
Os autores deverão explicitar, através de formulário próprio (Divulgação de potencial conflito de interesses – a seguir), qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao artigo submetido. Esta exigência visa informar os editores, revisores e leitores sobre relações profissionais e/ou financeiras (como patrocínios e participação societária) com agentes financeiros relacionados a produtos ou equipamentos envolvidos no trabalho. A existência ou não de conflito de interesse declarado estará ao final de todos os artigos publicados.
BIOÉTICA DE EXPERIMENTOS COM SERES HUMANOS
A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 196/96) disponível na internet (http://conselho.saude.gov.br/docs/Resolucoes/Reso196de96.doc), incluindo a assinatura de um termo de consentimento informado e a proteção da privacidade dos voluntários.
BIOÉTICA DE EXPERIMENTOS COM ANIMAIS
A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir resoluções específicas (Lei nº 6.638, de 08 de maio de 1979; e Decreto nº 24.645 de 10 de julho de 1934).
CORREÇÃO DE PROVAS GRÁFICAS
Logo que prontas, as provas gráficas em formato PDF serão enviadas, por e-mail, para o autor responsável pelo artigo. Os autores deverão responder a esse e-mail, confirmando prova gráfica ou descrevendo as devidas correções em, no máximo, 48 horas após o seu recebimento. O envio e retorno das provas gráficas por correio eletrônico visa agilizar o processo de revisão e posterior publicação das mesmas.
DIREITOS AUTORAIS
As declarações publicadas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Entretanto, todo material publicado torna-se propriedade do Brazilian Journal of Sports and Exercise Research, que passa a reservar os direitos autorais. Portanto, nenhum material publicado no Brazilian Journal of Sports and Exercise Research poderá ser reproduzido sem a permissão por escrito da Editora. Todos os autores de artigos submetidos ao Brazilian Journal of Sports and Exercise Research deverão assinar um Termo de Transferência de Direitos Autorais (a seguir), que entrará em vigor a partir da data de aceite do trabalho.
INSTRUÇÕES PARA ENVIO
Todos os artigos deverão ser submetidos por email (tacitojr@ufpr.br). Após submissão eletrônica do artigo, os autores deverão enviar, por correio os seguintes documentos:
• Termo de Divulgação de Potencial Conflito de Interesses (conforme modelo a seguir).
• Termo de Transferência de Direitos Autorais (conforme modelo a seguir).
Endereço para envio:
Prof. Tácito Pessoa de Souza Junior, PhD
Universidade Federal do Paraná - DEF
Rua Coração de Maria 92
Curitiba PR 80215-270
O artigo submetido deve ser digitado em espaço duplo, utilizando-se fonte CALIBRI tamanho 12, papel tamanho A4 ou ofício, com margens de 2,5 cm, sem numerar linhas ou parágrafos, e numerando as páginas no canto superior direito; as legendas das figuras e as tabelas e figuras (JPG) devem vir ao final do texto, no mesmo arquivo. Os manuscritos que não estiverem de acordo com as instruções a seguir em relação ao estilo e formato serão devolvidos sem revisão pelo Conselho Editorial.
FORMATO DOS ARQUIVOS
Para o texto, usar editor de texto do tipo Microsoft Word para Windows (DOC ou DCOX). As figuras e fotos deverão estar inseridas no texto, no formato jpg.
ARTIGO ORIGINAL
Um artigo original deve conter no máximo 20 (vinte) páginas conforme formatação acima (incluindo referências, figuras e tabelas) e ser estruturado com os seguintes itens, cada um começando por uma página diferente: Página título: deve conter (1) o título do artigo, que deve ser objetivo, mas informativo; (2) nomes completos dos autores; instituição(ões) de origem, com cidade, estado e país, se fora do Brasil; (3) nome do autor encarregado de efetuar as correções, com endereço completo e e-mail. Resumo: deve conter (1) o resumo em português, com não mais do que 300 palavras, estruturado de forma a conter: introdução e objetivo, métodos, resultados e conclusão; (2) três a cinco palavras-chave; (3) o resumo em inglês (abstract), representando a tradução do resumo para a língua inglesa (4) três a cinco palavras-chave em inglês (keywords).
Detalhamento das seções – não devem ser incluídas seções adicionais (como por exemplo, revisão da literatura). Cada seção deve conter:
Introdução:
(1) justificativa objetiva para o estudo, com referências pertinentes ao assunto, sem realizar uma revisão extensa;
(2) objetivo do artigo.
Métodos:
(1) descrição clara da amostra utilizada;
(2) termo de consentimento para estudos experimentais envolvendo humanos;
(3) identificação dos métodos, aparelhos (fabricantes e endereço entre parênteses) e procedimentos utilizados de modo suficientemente detalhado, de forma a permitir a reprodução dos resultados pelos leitores;
(4) descrição breve e referências de métodos publicados mas não amplamente conhecidos;
(5) descrição de métodos novos ou modificados;
(6) quando pertinente, incluir a análise estatística utilizada, bem como os softwares utilizados. No texto, números menores que 10 são escritos por extenso, enquanto que números de 10 em diante são expressos em algarismos arábicos.
Resultados:
(1) apresentação dos resultados em seqüência lógica, em forma de texto, tabelas e ilustrações; evitar repetição excessiva de dados em tabelas ou ilustrações e no texto;
(2) enfatizar somente observações importantes.
Discussão:
(1) ênfase nos aspectos originais e importantes do estudo, evitando repetir em detalhes dados já apresentados na Introdução e nos Resultados;
(2) relevância e limitações dos achados, confrontando com os dados da literatura, incluindo implicações para futuros estudos;
(3) ligação das conclusões com os objetivos do estudo;
(4) conclusões que podem ser tiradas a partir do estudo; recomendações podem ser incluídas, quando relevantes.
Agradecimentos (seção não obrigatória):
(1) contribuições que justificam agradecimentos, mas não autoria;
(2) fontes de financiamento e apoio de uma forma geral.
Citações:
As referências devem ser citadas no texto através do número correspondente a essa referência [por exemplo Malina et al. (4)] em formatação normal. Não deve ser utilizado sobrescrito. Todas as referências listas devem ser citadas no manuscrito, pelo número correspondente.
Referências:
As referências bibliográficas devem ser numeradas na sequência em que aparecem no texto. As referências citadas somente em legendas de tabelas ou figuras devem ser numeradas de acordo com uma seqüência estabelecida pela primeira menção da tabela ou da figura no texto. O estilo das referências bibliográficas deve seguir as regras do Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (International Committee of Medical Journal Editors. Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals; http://www.icmje.org). Alguns exemplos mais comuns são mostrados abaixo. Para os casos não mostrados aqui, consultar a referência acima. Os títulos dos periódicos devem ser abreviados de acordo com o Index Medicus (List of Journals Indexed: http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html). Se o periódico não constar dessa lista, colocar o nome por extenso. Um resumo apresentado deve ser utilizado somente se for a única fonte de informação.
Exemplos:
1) Artigo padrão em periódico (deve-se listar todos os autores; se o número ultrapassar seis, colocar os seis primeiros, seguidos por et al):
Malina RM, Cumming SP, Kontos AP, Eisenmann JC, Ribeiro B, Aroso J. Maturity-associated variation in sport-specific skills of youth soccer players aged 13-15 years. J Sports Sci 2005; 23:515-522.
2) Livro com autor(es) responsáveis por todo o conteúdo:
Rowland TW. Developmental Exercise Physiology. Champaign: Human Kinetics, 1996.
4) Livro com editor(es) como autor(es):
Diener HC, Wilkinson M, editors. Drug-induced headache. New York: Springer-Verlag, 1988.
5) Capítulo de livro:
Simões HG. Limiar Glicêmico. In: Denadai BS, editor. Avaliação Aeróbia – Determinação Indireta da Resposta do Lactato Sanguíneo. Rio Claro: Motrix. 2000; 65-88.
TABELAS
As tabelas devem ser elaboradas em espaço 1,5, devendo ser planejadas para ter como largura uma (8,7cm) ou duas colunas (18cm). Cada tabela deve possuir um título sucinto; itens explicativos devem estar ao pé da tabela. A tabela deve conter médias e medidas de dispersão (DP, EPM, etc.), não devendo conter casas decimais irrelevantes. As abreviaturas devem estar de acordo com as utilizadas no texto e nas figuras. Os códigos de identificação de itens da tabela devem estar listados na ordem de surgimento no sentido horizontal e devem ser identificados pelos símbolos padrão.
FIGURAS
Serão aceitas fotos ou figuras em preto-e-branco ou coloridas. Os desenhos das figuras devem ser consistentes e tão simples quanto possível. Todas as linhas devem ser sólidas. Para gráficos de barra, por exemplo, utilizar barras com cores sólidas. As figuras devem ser impressas com bom contraste e largura de uma coluna (8,7cm) no total. Utilizar fontes de no mínimo 10 pontos para letras, números e símbolos, com espaçamento e alinhamento adequados.
ARTIGOS DE REVISÃO
Os artigos de revisão são exclusivamente encomendados pelos Editores a autores com experiência comprovada na área. Artigos de revisão deverão abordar temas específicos com o objetivo de atualizar os menos familiarizados com assuntos, tópicos ou questões específicas nas áreas do Esporte e do Exercício que constituem o escopo da Revista.